Destaque na renomada revista britânica Monocle
Atualizado: 30 de nov. de 2022
A Grécia está entre os países do mundo com maior soft power segundo a revista britânica Monocle em sua edição impressa de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 que está circulando.
Entre outras coisas, observa-se que, apesar da pandemia, a Grécia continua no caminho da recuperação econômica e destaca que mobilizou a diplomacia ativa para enfrentar efetivamente a provocação turca.
A lista inclui países como Alemanha, Coreia do Sul, França, Japão, Taiwan, Suíça, Nova Zelândia, Suécia e Canadá. A Grécia ocupa assim o nono lugar no mundo e as observações positivas dizem respeito não apenas à economia, mas também às relações greco-turcas na forma bem sucedida como geriu a pandemia e a reversão da fuga de talentos. O título dedicado à Grécia é indicativo: "Uma nação que vai bem, contra as expectativas". De fato, as ilhas do país ficam registradas como um marco de seu soft power, apesar do “golpe” que o turismo sofreu por conta do coronavírus.

Para a economia grega, a revista observa que "a eleição do primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, já está dando frutos", embora se refira simbolicamente à eleição de Steve Branakis, ex-chefe do laboratório criativo do Google, a quem o primeiro-ministro nomeou como chefe do departamento criativo do governo para melhorar a imagem do país no exterior. Os autores salientam ainda que o ELSTAT registou uma queda do desemprego em 2020, com setores como a produção industrial e a indústria transformadora a registarem tendências ascendentes, ao mesmo tempo que se nota que "Atenas vê os seus jovens regressarem do estrangeiro, com o objetivo de instalarem os seus negócios nas suas terra natal ".
Em relação às questões greco-turcas, o artigo aponta que as reivindicações da Turquia de reservas de gás e direitos soberanos no Mediterrâneo Oriental mobilizaram efetivamente a diplomacia grega. Os contatos do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, com o seu homólogo cipriota e israelita e funcionários da UE são normalmente mencionados.
Ao mesmo tempo, a caracterização da Grécia como força de soft power pela revista resulta em referências a movimentos simbólicos para dinamizar o perfil internacional do país. A mais característica é a concessão da cidadania grega a Tom Hanks e sua esposa, Rita Wilson. Como apontam os autores, “esta foi uma jogada muito inteligente: em 2018, o casal decidiu arrecadar dinheiro para apoiar as vítimas do incêndio de Mati. As autoridades gregas retribuíram a generosidade com a cidadania grega. Uma decisão que trouxe resultados, com Hanks falando com palavras muito louváveis sobre a Grécia durante seu discurso no Globo de Ouro em janeiro”.
Esperamos que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida estamos sempre à disposição e caso tenha interesse, agende sua consultoria gratuita aqui mesmo no nosso site.
Atenciosamente,
Equipe Héllas Consultoria
fonte: https://www.newgreektv.com/news-in-english-for-greeks/greece/item/33095-the-article-praising-greece-in-monocle